Segunda-feira, 20 de Agosto de 2012

Crowdfunding para criar um Museu Tesla

Aqui está um projecto que implica imenso dinheiro mas que pode valer a pena. Os organizadores pretendem comprar o local do último laboratório de Nikola Tesla nos EUA no sentido de o preservar e vir a construir um museu dedicado ao inventor. 

Em Belgrado, capital da Sérvia, o seu país de origem, existe um Museu Nikola Tesla, em cujo website podem ler sobre o cientista, verificar informação sobre as exposições, a biblioteca e o arquivo e até mesmo ver maquetes e modelos 3D de algumas das suas criações. Tesla foi uma das mentes mais importantes no desenvolvimento tecnológico da nossa civilização. O seu valor tem vindo a ser cada vez mais reconhecido: por exemplo, foi pioneiro na preocupação com o fornecimento de energia sustentável a todo o mundo e na invenção do transmissor de ondas rádio, iniciando na prática a comunicação sem fios. Tem até sido incluído como personagem ou referência em literatura steampunk, da qual destaco, a título de exemplo, Goliath - o terceiro livro da trilogia Leviathan de Scott Westerfeld - e Against the Day de Thomas Pynchon - livro que tenciono ler brevemente e sobre o qual tentarei partilhar aqui a minha opinião. De notar igualmente a presença de Tesla como personagem em múltiplas bandas desenhadas das quais recomendo vivamente S.H.I.E.L.D.: Architects of Tomorrow de Jonathan Hickman e Dustin Weaver, na qual o inventor entra como The Night Machine. Existem artigos e livros da sua autoria disponíveis gratuitamente - podem encontrar uma lista na Wikipedia.

Se estiverem interessados em contribuir, e porque cada doação pode fazer a diferença, visitem o Indiegogo através do widget abaixo.


A Clockwork Portugal deseja boa sorte aos organizadores e participantes!

PS: Entretanto, como poderão verificar no widget, os organizadores já têm os fundos que se tinham proposto alcançar. No entanto, como há percentagens para os intermediários e afins perdas, continua a valer a pena contribuir e assim quiçá facilitar ou acelerar a conversão do laboratório no museu!

2 comentários:

  1. Eu visitei o museu Tesla em Belgrado! É bem merecido, o seu trabalho não teve o devido reconhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca lá estive mas o site deixou-me curioso. Só falta a oportunidade de ir a Belgrado!

      Eliminar